Criando meu primeiro aplicativo com Flutter
O que é Flutter
Flutter é um toolkit (kit de ferramentas) do Google User Interface (SDK) para criar aplicativos modernos e compilados nativamente para dispositivos móveis, web e desktop a partir de uma única base de código.
O Flutter utiliza Dart, uma linguagem cliente otimizada, também criada pelo Google, para criar apps rápidas em qualquer plataforma. Ambos são open-source.
Para quê serve?
Para criar aplicativos de qualidade, multiplataforma — um único código em Dart cria apps nativos tanto para iOS quanto Android nativos — gerando velocidade no desenvolvimento.
Vantagens
Desenvolvimento Rápido
- Acompanhe no navegador as alterações feitas no código em tempo real (Hot Reload).
- Conjuntos de widgets totalmente personalizáveis para criar interfaces nativas em minutos.
Interface do Usuário Expressiva e Flexível
- Crie recursos rapidamente, com foco nas experiências nativas do usuário final.
- A arquitetura em camadas (composição/componentes) permite a personalização completa, o que resulta em renderizações rápidas e designs expressivos e flexíveis.
Performance Nativa
- Os widgets do Flutter incorporam todas as diferenças entre plataformas, como barras de rolagem, navegação, ícones e fontes.
- Seu código do Flutter é compilado no código de máquina ARM nativo usando os compiladores nativos do Dart.
- Acelerado para Mobile First.
Instalação
A instalação do Flutter depende do sistema operacional utilizado para desenvolvimento. É recomendado o conhecimento básico de console e linhas de comando por terminal, como Bash ou PowerShell.
Os requisitos de sistema completos encontram-se na documentação oficial. Você pode consultar o guia de instalação em detalhes para Windows, macOs, Linux e até Chrome OS.
Para criarmos nosso Primeiro App em Flutter, o processo básico é composto dos seguintes passos:
- Download Flutter SDK
Faça download e instale o arquivo compactado Flutter SDK (.tar.xz ou .zip).
Verifique a necessidade de atualizar o apontamento da sua máquina para o caminho onde o Flutter foi instalado de acordo com seu sistema operacional Windows, macOS ou Linux. Ex.:
$ export PATH=”$PATH:`pwd`/flutter/bin”
2. Plataforma de Desenvolvimento
O Flutter depende de uma instalação completa do Android Studio para fornecer suas dependências da plataforma Android — na verdade, você precisa do Android SDK para usar o emulador. No entanto, você pode escrever seus aplicativos Flutter em vários editores, como o Intellij ou Visual Studio Code. Para usuários de macOs você pode ainda escolher a plataforma Xcode para criar apps iOS.
Neste exemplo usaremos apenas a IDE Android Studio (Versão 3.6), mas você pode utilizar a IDE de sua preferência. Se você já possui o Android Studio, certifique-se que ele está nesta versão ou acima. Escolhemos o Android Studio por ser suportado em todos os sistemas operacionais. Faça o download e instale também o Android SDK, Android SDK Command-line Tools e Android SDK Build-Tools: https://developer.android.com/studio
Também é possível executar seu aplicativo Flutter na Web. Para experimentá-lo, confira este artigo em inglês.
3. Flutter Doctor
Você pode conferir se tudo está instalado corretamente executando o Flutter Doctor no console ou terminal:
$ flutter doctor
Verifique a existência de atualizações a serem feitas na ferramenta como a versão do Android Studio ou do Android SDK. Siga as orientações do console atuando quando necessário.
Criando o aplicativo Flutter
Com o Android Studio instalado, vá no menu Configurações > Plugins, e instale o Flutter plugin. Selecione Sim para também instalar o Dart plugin. Reinicie a IDE.
Para criar seu primeiro app Flutter:
- Na tela inicial do Android Studio, selecione Iniciar um novo projeto Flutter.
- Selecione Aplicação Flutter como o tipo de projeto.
- Digite o nome do projeto (por exemplo flutter_app).
- Verifique se o caminho do Flutter SDK especifica a localização do SDK (selecione Instalar SDK… se o campo de texto estiver em branco e aponte para o Flutter SDK que você fez o download — esse processo pode demorar). Aponte o caminho para o arquivo bin/flutter do local instalado.
- Escolha a localização do projeto e informe uma descrição.
- Clique em Finalizar e aguarde o Android Studio instalar o SDK e criar o projeto.
No Test Drive da documentação oficial existe um passo a passo completo.
Emuladores
São simuladores (Emulators) que permitem executar e testar o aplicativo nativamente em dispositivos como smartphones e tablets.
- Com Android Studio
O Android Studio vem com alguns simuladores instalados. Abra o Android Studio > Ferramentas > Android > AVD Manager e selecione Criar dispositivo virtual. Escolha uma definição de dispositivo e selecione Avançar. Selecione uma imagem para a versão do Android que deseja emular e selecione Avançar, ou vá na aba Ferramentas > AVD e escolha clicando no ícone “Executar” um dos dispositivos básicos disponíveis: Google Nexus ou Pixel. Clique em Concluir e depois em Executar.
- Com Xcode iOS
Abra o Simulator do Xcode via terminal com o comando open -a Simulator.
Executando o aplicativo Flutter
Com o aplicativo criado e o emulador selecionado, faça as instalações necessárias caso a IDE lhe sugira. Selecione uma configuração de emuladores no topo do Android Studio e clique no botão Executar:
O Flutter fará as compilações necessárias, carregando o Dart no Android SDK e chamando o Gradle para executar as demais tarefas do processo de construção do aplicativo (build). Este processo pode demorar um pouco. Ao final, o aplicativo básico em Flutter será exibido no simulador Android escolhido.
Para testar, clique no Fab Button “+” e atualize o número de cliques no meio da tela.
🎉 Parabéns! Você criou seu primeiro App com Flutter.